Sons & Rascunhos - música portuguesa - cantores de intervenção - Adriano Correia de Oliveira - Zeca Afonso - Fausto - Mariza - José mário Branco - Sérgio Godinho - Ary dos Santos - Paulo de carvalho - Fernando Tordo - Manuel Freire - Carlos Paredes - Carlos do Carmo - Pedro Abrunhosa - Manuel Alegre - António Variações - Francisco Fanhais - João Maria Tudela - Delfins - Luís Cília - Pedro Barroso - Vitorino - Xutos & Pontapés - Música Francesa - Música Brasileira - Ritmos Angolanos - Música Clássica - Música italiana - Beatles - Carlos Santana - Bon Jovi - Júlio Iglésias - Simon & Garfunkel - Madonna - Luciano Pavarotti <
»»» O Sons & Rascunhos atingiu as 430 mil visitas... O meu obrigado a todos pelo incentivo e participação. Bem Hajam! «««

sexta-feira, agosto 10, 2007

 

Xutos & Pontapés



Clicar na imagem para aceder à página

.: Xutos & Pontapés :: Contentores :.





O primeiro ensaio data de 20 de Dezembro de 1978, pelo que só consideram como data de formação da Banda 13 de Janeiro de 1979, dia em que se apresentaram ao vivo pela primeira vez, nos Alunos de Apolo por ocasião da comemoração dos 25 Anos do Rock & Roll.

Em 2 de Maio de 1979 organizam eles próprios o seu primeiro concerto, onde participam também os Minas & Armadilhas e os Aqui D'el Rock.

A ideia de formar a banda partiu do Zé Pedro e do Zé Leonel. Após terem colocado um anúncio no jornal, eis que respondem Kalu, para a bateria, e Tim para o baixo.

Já em 1980, a 26 de Janeiro, os Xutos fazem a primeira parte dos UHF no Laranjeiro e a 23 de Fevereiro a primeira parte de Wilko Johnson Solid Senders n'Os Belenenses.

Em Fevereiro de 1981 é renovada a constituição da Banda com a entrada do Francis como segundo guitarrista. Um mês depois sai o Zé Leonel, estreando-se o Tim, em Abril, como vocalista num concerto na Prisão de Tires.

Ainda em 81, no mês de Novembro, gravam os dois primeiros singles, para a Rotação. Em Dezembro lançam no Rock Rendez Vous o "Sémen/Quero Mais", participam na Maratona do Rock, organizada pelo jornal Musicalissimo e são eleitos Banda Revelação no programa do Mestre António Sérgio, "Rolls Rock".
1982 é um ano em cheio para os Xutos com concertos por todo o País em Janeiro e Fevereiro.

Conseguem chegar ao primeiro lugar do top de música nacional da Rádio Renascença e atingem o décimo lugar no "Rock em Stock", um programa de Luís Filipe Barros muito conceituado na época, o que significa que eram a banda nacional mais ouvida no mesmo.

Em Março é lançado o segundo single, "Toca e Foge/Papá Deixa Lá" e entram em estúdio para a gravação do primeiro LP "78/82".

Entre Junho e Julho vão várias vezes à Televisão e seguem-se as entrevistas à Rádio e Imprensa.

A Renascença proíbe, nesta fase, grande parte dos temas dos Xutos & Pontapés.

Em Agosto a Banda rescinde o contrato com a Editora e em Outubro gravam o genérico do programa "Som da Frente", o conceituado programa radiofónico de António Sérgio.

Nomeados para vários prémios de jornais e programas de Rádio, os Xutos & Pontapés são considerados uma das melhores Bandas ao Vivo.